/luso/ - Fio Lusófono

Edição Ansiosa

>youtube.com/watch?v=JT9Wx3mTEkg
>youtube.com/watch?v=AT2aA8lXhak

Other urls found in this thread:

youtube.com/watch?v=VlOREKo50NQ
gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/grupo-de-mascarados-invade-predio-central-da-ufpr-com-quebra-quebra-e-violencia-7et073q1cyksegerrj0h4zrwt
youtube.com/watch?v=RFun1T1KnrA
youtube.com/watch?v=U4cR4JJDk90
youtu.be/eCiBfL62H6A
strawpoll.me/11567343
youtube.com/watch?v=3GFDfaxADRk
youtube.com/watch?v=nWRfVWx8boQ
youtube.com/watch?v=hRD3l3rlMpo
youtube.com/watch?v=dkR3j621K8g
youtu.be/UIAT7DHcWvo?t=32
twitter.com/SFWRedditVideos

/balt/

>ele não mora na Cidade Perfeita
youtube.com/watch?v=VlOREKo50NQ

Melhor cidade do país psh

>sendo curitibano
>rodeado por chimpanzés literais
>sem cultura
>os maiores cornos de toda a região Sul
Curitiba é merdilha e sempre será merdilha pois Parananenses ocupam a cidade.

Por que curitibanos tem essa fixação com o BRT? Tem duas ou três avenidas nessa cidade.

Porque foi a cidade que criou BRT.

>três avenidas

Sempre falam mal do Nordeste. Mas Pernambuco sempre se salva em todas as comparações(esquecendo, é claro, as últimas eleições. Aquilo foi um desastre). Infelizmente o Maranhão está bem ao lado. Aquela terra não tem deus nenhum.
Foto de Petrolina, a maior cidade do semi-árido. Do outro lado do São Francisco fica a cidade baiana de Juazeiro do Norte.

I am greek

:^)

...

(Dead)#
>[spoiler]Bora uns premade ai[/spoiler]
>[spoiler]Te subo até gold antes da season acabar[/spoiler]

Essas são as linhas dos expressos com faixas exclusivas que só param nos tubos, os ônibus "normais" são os amarelos, laranjas e verdes e todos eles param nos terminais onde você pode pegar outros ônibus sem pagar outra passagem.

Agora compare com os ônibus de SP...

>tomando café em horário de almoço

Mas mod'ocê nunca foi numa fazenda, não?! Aqui nós toma café até pra ajudar a dormir, uai! Tem caboclo que toma tanto café, mai tanto café, mai tanto café... que quando ele viaja pra longe e num tem jeito mais de tomar café já começa a se tremer todo por conta da abstinência. #prosaséria
Tem uns caboclo também que no fim da tarde toma sempre um golin de cachaça, mas mesmo assim não dispensa o cafézin.

De onde você é?

Guaraná tem mais cafeína, isso é melhor '~'

Olhe a segunda Combe war nesse fio

Aí os "defensores dos direitos da população".
gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/grupo-de-mascarados-invade-predio-central-da-ufpr-com-quebra-quebra-e-violencia-7et073q1cyksegerrj0h4zrwt

Literais terroristas, governo fica dando mole e depois dá nisso.

Portugueses são literalmente uma escória de terceiro-mundistas que por acaso estão localizados na Europa Ocidental. Mas que país mais merdilhoso e repugnante.
youtube.com/watch?v=RFun1T1KnrA

Por que o brasil é tão bosta?

Foi colonizado por uma povo merdilhoso e repugnante como este

Vixi, nós aqui tem terra pra tudo quanto é canto desse país: no interior de São Paulo lá pro lado de Apurana, em Votuporanga tamém, lá ne Goiás beirando Serra da Mesa, lá pro pro lado do Matão Grosso pertin de Barra do Garças, em Juscimeira tamém, em Aripuanã tem umas prantação de soja boa, dá até o ano todo.

São 10:30 da manhã though

Por que eu usaria ônibus?

>7min
>"parece um bruce lee preto sem chifre"
hiuhueahauhahuahhiehehau

Você não usa porque a tua cidade tem um sistema de merda, não é à toa que SP tem fama de trânsito ruim.

...

POIS DEVIA LIGAR

?
Não é só isso de faixa pra onibus que ttem em SP

Se você usar apenas o metrô, o transporte pode ser considerado bom, mas não é o caso da maioria das pessoas.

Melhora um pouco, mas o último prefeito era um ciclofaixista desgraçado que acabou com o trânsito. Parece que ele queria que na cidade só andasse ônibus e bicicleta.
Esse cara explica bem a situação:
youtube.com/watch?v=U4cR4JJDk90

Achei esse mapa.

Vou ligar para a tua namorada, aquela pardarussa gostosa.

>Coxinhas opressoras
lol

>Parece que ele queria que na cidade só andasse ônibus e bicicleta
Então cada pessoa usar um carro pra andar na cidade, uns 3~4 carros ocuparem o espaço de 1 onibus que carregaria 30+ pessoas é a melhor coisa que tem pra uma cidade?

Como é viver num país multiracial?
Eu estava a ver um programa brasileiro de futebol e os contrastes entre raças são estranhos...
Vê-se pessoas de todas as cores.

>Parece que ele queria que na cidade só andasse ônibus e bicicleta
Nada de errado com isso psh, em 1972 o prefeito daqui criou a primeira grande via exclusiva para pedestres do Brasil sob protestos e hoje é uma das áreas mais populares da cidade.

O prefeito precisa fazer o que é melhor para a cidade mesmo que algumas pessoas reclamem, faltou um urbanista decente pra SP e agora tá nessa.

volta pro 55chan

Portugal é o Brasil após 2000 anos de miscigenação.

é a melhor coisa do mundo, não há nada que já não tenhamos aqui.
juro por Deus, eu amo demais esse país.
estudo em universidade pública, mas quando eu me formar não quero sair daqui. quero devolver cada centavo - e muitas vezes mais - com muito trabalho duro.
claro que também temos tudo o de ruim que essa diversidade trás, mas com muita dedicação e paciência essas coisas vão se arrumando

E precisa criar mais ciclovias pra SP, hoje pouca gente usa porque são só algumas linhas soltas sem integração.

Mais ônibus e bicicletas = trânsito melhor, não é nem uma questão de poluição.

youtu.be/eCiBfL62H6A
Why do they say fagga faggot?
Can't know the meaning

Não é o melhor. A maioria das pessoas gostaria de usar os ônibus se não fossem ruins. Tem alguns trolebus que são muito confortáveis mas a maioria dos ônibus não é.
No centro já circulava, muito antes das ciclofaixas, várias bicicletas porque ali as distâncias para transportar as coisas não era grande e o volume de coisas a transportar também não. Não precisa de estímulo para usar bicicleta, onde ela é útil ela já era utilizada.
E o transporte é caro. Muita gente precisa usar carro para trabalhar e o filho da puta piora a porra do trânsito. Se o ônibus fosse tão bom ninguém usaria carro né?


Eu acho que algumas áreas fechadas são melhores assim. Mas o Haddad não melhorou a cidade.

Talvez porque elas não devessem estar ali para começar. Já se usava bicicleta muito antes das ciclofaixas, não precisa piorar o trânsito para forçar as pessoas a usá-las.

>é a melhor coisa do mundo, não há nada que já não tenhamos aqui. juro por Deus, eu amo demais esse país. estudo em universidade pública, mas quando eu me formar não quero sair daqui. quero devolver cada centavo - e muitas vezes mais - com muito trabalho duro. claro que também temos tudo o de ruim que essa diversidade trás, mas com muita dedicação e paciência essas coisas vão se arrumando

Ave Maria, é bão demais da conta, sô! Tem loira, tem morena, tem asiática, tem ruiva e tem mulata. E se for de gosto curioso tem tudo isso misturado em todos os sabores tamém.

?

Compreendo.
Mas toda esta multiracialidade não cria um problema de identidade?
Do tipo de não te identificares com o teu povo

>Pega! Pega! Pega!
>Calma!
It means "Catch him!" and "Calm down!"

>Ave Maria, é bão demais da conta, sô! Tem loira, tem morena, tem asiática, tem ruiva e tem mulata. E se for de gosto curioso tem tudo isso misturado em todos os sabores tamém.

>Mas toda esta multiracialidade não cria um problema de identidade?
Não, tuga, essa é a identidade em si! Não faço a menor ideia do que aconteceu no Brasil mas todas as culturas se misturaram de forma harmoniosa ao invés de conflitarem.
>ib4 sempre tem alguém pra destacar os pontos negativos fazendo-os parecer que se sobressaem diante dos positivos
>não liga pro macaco, ele culpa o mundo por seus fracassos pessoais

sei lá, nunca saí desse brazil varonil

Precisa de estímulo sim, é muito difícil e perigoso andar de bicicleta sem ciclovias.
O ideal seria integrar as linhas de ônibus com o metrô e ciclovias também, os motoristas de carro ficariam irritados mas no fim seria melhor para eles também já que com a integração você desafogaria o trânsito como um todo.

Acho muito errado o que o Doria vai fazer com a cidade, parando a ampliação de ciclovias e vias calmas, agora vocês vão ter ciclovias abandonadas porque o prefeito não prioriza a qualidade de vida.

Eu só fui à Argentina umas duas vezes

Deixe de ser tamanho chimpanzé desiludido. O Brasil é o país mais corrupto do planeta pois não existe uma índole de identidade e fraternidade étnica. A própria origem do brasileiro é suja, são frutos do estupro, sem uma História digna. Japoneses, Alemães, Italianos e demais etnias humanas apenas permanecem no Brasil pois são capazes de manter uma vida fácil por estarem rodeados de chimpanzés como tu fornecendo mão de obra barata e abundante.

Votem:
>strawpoll.me/11567343
>strawpoll.me/11567343
>strawpoll.me/11567343
>strawpoll.me/11567343

o brasil não tem muros nas fronteiras, é só você começar a andar

Ame-o ou Deixe-o!

Interessante.
Quem vem de um país pequeno e relativamente homogêneo como eu é estranho.
Eu raramente saio da minha pequena cidade portanto o meu conhecimento sobre o mundo é limitado.
Quem sabe, num futuro proximo, visito o brasil.

Lembrete

Meua migo, nós Gaúchos nunca fizemos parte desta tua pseudo-nação merdilhosa. Tudo o que fizemos por mais de 250 anos foi defender nossos territórios no Rio Grande do Sul, Banda Oriental, Misiones, Corrientes e Entre Ríos. Estas fronteiras nunca foi tuas, seu babuíno bostilheiro. Um mero tratado sujo em 1º de março de 1845 supostamente nos uniu, e mesmo assim fomos uma República independente dentro do teu império, quando a Macacolândia ainda tinha certo patamar de relevância e era a 4º maior economia mundial.

As fronteiras do Rio Uruguai nunca foram tuas, símio atirador de merda.

gostosinha ela, né?!
>sim, vamos ignorar toda a absurdamente longa história do país por conta de episódios isolados

cala a boca, burro!!

>ser um chimpanzé literal
>ter argumentos válidos

>youtube.com/watch?v=3GFDfaxADRk

...

O seu problema cara é que você quer impor sua ideia aos outros. Normal. Esse foi o mesmo erro do Haddad.
Você tem que entender que São Paulo junto com a região metropolitana somam cerca de 20 milhões de habitantes. Em todos os momentos tem alguém atravessando a cidade de ponta a ponta.
Existem caminhões transportando carga pesada. Umas bicicletas com umas cestas grandes na frente levando pão não sei pra onde. Um desocupado tentando conhecer a cidade. Outro cara que faz consultoria e precisa andar de lá pra cá com o carro dezenas de vezes por dia. Multiplica isso pelos milhões de habitantes que essa região tem me responde: como caralhos você quer oferecer o melhor transporte para todos? Não tem como oferecer uma única forma de transporte que ofereça vantagens a todos. Cada um usa a que mais convir.
Pelo tamanho da cidade, é razoável supor que os carros ou veículos pequenos sejam adequados para a maioria que tem que transportar alguma carga. Pedestres usam ônibus ou metrô. Ciclistas usam bicicleta porque convém. Nenhum meio de transporte é adequado para todos.
Estava muito melhor sem as ciclovias. Regresso completo.

Postei isso para o caxiense psh, ela é para ele o que o Rainbow Dash é para bronies.

>essa imagem
Meu Deus do céu. E os moedinhas tentam empurrar a ideia que são todos da mesma raça.

*Sarcasmo* Nem parece que o macaquito sabotou isso *sarcasmo*

>e nas escolas, o brasileiro aprende suas origens

>nóis emo umano tamem cara eu juro

>pódi confiá nóis é umano sim cumpadi

>mesma raça

Só existe uma raça, a raça humana

E então tem negros, índios...

Fezes. Um prato típico da Macacolândia. Daí lembre-se, tu é exatamente o aquilo que tu come.
youtube.com/watch?v=nWRfVWx8boQ

Não era minha intenção ter engatilhado este shitposter.
Peço desculpa.

Já pegou nas armas? Se não só fica quietinho aí.

Só existe uma raça, a raça humana.

>tu

>Só existe uma raça, a raça humana

Aham.

Ônibus é adequado para a grande maioria dos habitantes mas preferem usar carros porque os ônibus atuais não prestam.

Não é uma questão de preferência pessoal, é uma questão do que é melhor.
Tem gente que prefere andar de carro e não tem nada de errado com isso, o problema é a maioria que não liga e só quer chegar no destino o mais rápido e seguramente possível, metrô é o ideal para isso numa cidade grande como SP mas atualmente o metrô é bem pequeno.
Uma pessoa não é uma "motorista", é apenas um habitante que usa carro mas que pode muito bem trocar de meio de transporte caso apareça algo mais conveniente.

É exatamente isso que aconteceu em Curitiba, o trânsito estava começando a ficar muito ruim então o prefeito resolveu transformar tudo rapidamente, mesmo sob protestos.

Você precisa desafogar o trânsito com meios alternativos de transporte, como eu já disse antes essas ciclovias são boas mas atualmente são muito limitadas para serem usadas, falta um urbanista sério para SP, não sei dos detalhes mas acho que Haddad só construiu as ciclovias sem ter uma visão de integração para a cidade.
Isso não é um trabalho para um mandato de 4 anos, é necessário décadas.

Esse vídeo fala um pouco do urbanismo de Curitiba, mesmo priorizando pessoas acima de carros o transporte não ficou mais lento, justamente ao contrário.
youtube.com/watch?v=hRD3l3rlMpo

Pescados autistas burros

...

por que não VLT?

...

teste

Também é bom, na verdade poderia ser melhor para SP do que BRT.
BRT é bom porque é mais fácil e barato, mas caso a cidade tenha dinheiro e tempo então VLT é melhor.

A minha proposta seria reestruturar todas as linhas de ônibus, pensando na cidade como um todo.
Os ônibus alimentariam os terminais, onde teria VLT para médias distâncias e metrô para a região metropolitana, com ciclovias integradas nos terminais também, com espaço para guardar as bicicletas e pegar o transporte público.
Os ônibus poderiam ser usados para áreas com menos movimentação onde VLT seria desperdício.

Casa - Terminal: Bicicleta e ônibus
Terminal - Terminal: VLT e metrô

1/2
> Curitiba. População: 1,893 milhões
> São Paulo. População: 12,038 milhões
As soluções que funcionam bem em Curitiba não serão tão adequadas para São Paulo. Para esta, devemos nos espelhar em Tóquio, que também é uma cidade desse porte populacional e que usa metrô como principal meio de transporte para pedestres porque para esse caso é o melhor meio, inclusive seria melhor até para Curitiba, visto que é mais rápido.
Esse vídeo já começa errando o tamanho da população de Curitiba. Pode-se pavimentar algumas partes da cidade. Absolutamente nada contra. Mas São Paulo já tem uma boa região pavimentada no centro. Algumas partes desta ficam repletas de mendigos, outras são boas para caminhar.
Tem regiões onde o comércio intenso inviabilizaria essa solução como a 25 de Marco e a Santa Ifigênia. Se acabar com os carros nessas partes, o comércio nunca estará suficientemente abastecido. Vira um inferno de carros e pessoas num espaço muito pequeno mas é necessário, é a característica dessas ruas.
Não dá para pavimentar tudo ou transformar tudo em via. Cada caso é um caso e acho que retirando as exceções, o melhor para a cidade é ter vias terrestres fluídas nas partes que não são essas exceções. Soluções para isso são baratear o transporte público para deixar as ruas com menos carros assim os carros podem fluir livremente. O metrô de São Paulo auxilia a rede de ônibus mas não é o bastante.
E uma grande falha desse projeto de Curitiba é que ele vai privilegiar as regiões mais bem conectadas a esse transporte público que as outras. Pode-se ver claramente que todos os caminhos levam para o centro. O formato da cidade será eternamente o mesmo. Não é difícil ver onde haverá mais pessoas ou onde serão os melhores pontos para montar aquela lanchonete. A cidade não se torna uma coisa tão viva, dinâmica, em constante mudança.

>Se acabar com os carros nessas partes, o comércio nunca estará suficientemente abastecido
pode desenvolver?

2/2
Não sei bem o tamanho desses parques, mas se forem muito grandes, podem ficar vazios. Temos o Ibirapuera e alguns outros. Tem muita gente para pouca região verde, mas se estas predominassem, a maioria ficaria vazia e consequentemente inóspita.

> Os ônibus alimentariam os terminais, onde teria VLT para médias distâncias e metrô para a região metropolitana, com ciclovias integradas nos terminais também, com espaço para guardar as bicicletas e pegar o transporte público.
O único ponto que eu realmente me importo no trânsito é não atrapalhar a via do carro. É o meio de transporte que permite a maior mobilidade. Para emergências ele deve funcionar. Não coloca a porcaria duma ciclovia. As pessoas podem andar de bicicleta junto aos carros, basta andar devagar e na contra-mão. Atrapalhar a mobilidade dos carros é a pior ideia que se pode ter.

No metrô, não dá para levar muita coisa. Principalmente itens volumosos. Se bem me lembro, os veículos grandes só podem trafegar nessas regiões à noite ou bem pela manhã.
Na 25 de Março por exemplo, Tem a rua e o Mercado Municipal perto. Muitos ambulantes e os prédios mais movimentados. Entrar com carros ali é uma má ideia, pode levar muito tempo para sair, mas eles são úteis ali por ser uma região de intenso comércio e precisar de coisas específicas que não podem faltar aos clientes. Eles andam devagar então ninguém se atropela também. Quando você quer sair com o carro, é simples, assim como para entrar. Pedestres e carros coexistem harmoniosamente. Eu nunca fecharia essa rua.

meu deus que fio chato

Assim como o picolé, basta ignorar

Tomoko uma puta

youtube.com/watch?v=dkR3j621K8g

A senhora sua mãe é uma puta.

Em Tóquio é bem inconveniente ter carro, lá tem pouca ciclovia mas bastante ciclistas por alguns motivos que não existem em SP:

>Vizinhanças compactas, centralizadas em terminais
>Ruas estreitas onde mal cabe carros
>Poucos carros porque estacionar é caro, taxis também. O transporte público é avançado então carros não são necessários
>Segurança, lá crianças são independentes e não precisam dos pais grudados

Tóquio é bem diferente nesse sentido, medidas como aumentar o custo de estacionamento seriam até mais polêmicas em SP.

>E uma grande falha desse projeto de Curitiba é que ele vai privilegiar as regiões mais bem conectadas a esse transporte público que as outras.
Não considero uma falha, o transporte molda a cidade e esse era o plano, uma cidade não precisa crescer horizontalmente para ser boa, na verdade a falta de planejamento de SP que é uma falha.

>Não sei bem o tamanho desses parques, mas se forem muito grandes, podem ficar vazios. Temos o Ibirapuera e alguns outros. Tem muita gente para pouca região verde, mas se estas predominassem, a maioria ficaria vazia e consequentemente inóspita.
Curitiba tem 4x mais áreas verdes do que o recomendado e assim mesmo os parques ficam cheios nos fins de semana.

> a falta de planejamento de SP é que é uma falha
Não. As pessoas decidiram morar e trabalhar em São Paulo. É o mais importante centro econômico do Brasil. Sucesso e não precisou de planejamento. Just let it be.

> Não considero uma falha, o transporte molda a cidade e esse era o plano, uma cidade não precisa crescer horizontalmente para ser boa.
Não, não precisa crescer horizontalmente. Mas em Curitiba a região central crescerá horizontalmente se já não está assim. Eu acho no mínimo injusto que esse planejamento seja feito dessa forma. Não é uma cidade que foi feita pelos cidadãos como São Paulo.

Sobre os parques, dê 10 anos. Acho que algum deles já deve estar ruim. Essa população não vai usar todos esses parques, a não ser que ela cresça bastante. Mas não pesquisei muito sobre esses parques, ainda vou ver melhor.

A tomoko não é minha mãe

youtu.be/UIAT7DHcWvo?t=32

Ainda estou tremendo. Estudei, estou sozinho em casa e agora estou ouvindo o tipo de música que eu gosto, mas ainda estou tremendo.

Os parques existem desde os anos 70, pode ser que no futuro ninguém mais saia de casa mas acredito que isso seja um problema cultural momentâneo, não uma inevitabilidade.

>Não é uma cidade que foi feita pelos cidadãos como São Paulo.
Cidadãos não pensam na infraestrutura e na cidade como um todo, acho que o contraste entre Curitiba e SP já mostra como é importante ter um prefeito que arrume os problemas da cidade sem timidez.